Isabel Sousa Pinto preside comissão do Plano Nacional de Restauro da Natureza para Portugal
en-GBde-DEes-ESfr-FR

Isabel Sousa Pinto preside comissão do Plano Nacional de Restauro da Natureza para Portugal


Investigadora do CIIMAR e da FCUP preside à Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Restauro com a missão de monitorizar a evolução do Plano e assegurar a discussão adequada desta temática.

A investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Isabel Sousa Pinto, preside à Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Restauro, que tem como missão monitorizar a evolução do Plano e assegurar a discussão adequada desta temática.
No seguimento da aprovação da Lei do Restauro, em junho de 2024, pelo Conselho da União Europeia, o Governo Português está a avançar com os trabalhos para a elaboração do Plano Nacional de Restauro da Natureza.
Para isso, selecionou especialistas que podem dar um forte contributo no seu desenho e implementação, como é o caso da investigadora Isabel Sousa Pinto, convidada para presidir à comissão de acompanhamento.
A presença da investigadora do CIIMAR e da FCUP nesta comissão acontece depois do envio de uma Carta Aberta, promovida por um conjunto de investigadores do CIIMAR e subscrita por investigadores de todo o país, a apelar para um plano nacional de restauro que “não deixe o mar para trás”.
A presidência de Isabel Sousa Pinto na comissão de acompanhamento poderá assegurar as preocupações da comunidade científica nacional representados na carta enviada em novembro, para o desenho de uma estratégia que tenha em conta o mar e os recursos marinhos.
O despacho ministerial, publicado a 25 de outubro, refere que o Plano Nacional de Restauro da Natureza deve estar concluído até 18 de agosto de 2026, ou seja, a equipa liderada pela investigadora terá cerca de um ano e meio para produzir este documento.

O Plano Nacional de Restauro da Natureza

O Parlamento Europeu determina que Portugal restaure um mínimo de 30% das áreas de habitats em condição desfavorável sendo que a área a restaurar aumenta até 60% em 2040 e 90% em 2050. O nosso país deverá ainda assegurar que o estado de conservação da maioria destes habitats seja conhecido até 2040. A percentagem de habitats marinhos em estado de conservação desfavorável em Portugal pode chegar aos 75%, segundo o Sistema de Informação sobre Biodiversidade para a Europa, e pode incluir pradarias de ervas marinhas, florestas de macroalgas, jardins de esponjas e corais, e fontes hidrotermais.

Sobre Isabel Sousa Pinto

Isabel Sousa Pinto é investigadora e membro da direção do CIIMAR e professora no Departamento de Biologia da FCUP. Foi representante de Portugal no Intergovernamental Panel on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) até 2018, ano em que foi eleita para o painel que supervisiona todo o trabalho científico desta plataforma das Nações Unidas. Colidera a MBON - Marine Biodiversity Observation Network, uma organização internacional de Observação do Oceano.
Regions: Europe, Portugal
Keywords: Science, People in science, Science Policy

Disclaimer: AlphaGalileo is not responsible for the accuracy of news releases posted to AlphaGalileo by contributing institutions or for the use of any information through the AlphaGalileo system.

Referenzen

We have used AlphaGalileo since its foundation but frankly we need it more than ever now to ensure our research news is heard across Europe, Asia and North America. As one of the UK’s leading research universities we want to continue to work with other outstanding researchers in Europe. AlphaGalileo helps us to continue to bring our research story to them and the rest of the world.
Peter Dunn, Director of Press and Media Relations at the University of Warwick
AlphaGalileo has helped us more than double our reach at SciDev.Net. The service has enabled our journalists around the world to reach the mainstream media with articles about the impact of science on people in low- and middle-income countries, leading to big increases in the number of SciDev.Net articles that have been republished.
Ben Deighton, SciDevNet
AlphaGalileo is a great source of global research news. I use it regularly.
Robert Lee Hotz, LA Times

Wir arbeiten eng zusammen mit...


  • BBC
  • The Times
  • National Geographic
  • The University of Edinburgh
  • University of Cambridge
  • iesResearch
Copyright 2024 by DNN Corp Terms Of Use Privacy Statement